Actividades


-------------------------------------------------------------------------------------
 
Relatório da Visita de Estudo
Ao longo do 2º Período e em parceria com a disciplina de Biologia, o nosso grupo, “O Azeite”, organizou uma visita de estudo ao Monte Novo da Fonte Corcho, igualmente conhecido por Herdade da Risca Grande. Esta actividade decorreu no dia 1 de Abril de 2011, no período da manhã.
A Herdade da Risca Grande é dirigida pelas famílias suíças Bernhard e Zehnder, que compraram a propriedade de 92 hectares em 2000, onde existem um total de 10 000 oliveiras, entre os 5 e os 500 anos de idade. Toda a propriedade é cultivada de acordo com as regras do cultivo biodinâmico, e em 2002 iniciaram a plantação do olival de acordo com as normas da agricultura biológica, para as quais as condições na região do Alentejo são óptimas.
Em 2003 foi construído o lagar para produzirem azeite biológico a partir das azeitonas colhidas na propriedade. Em 2005 voltaram a plantar mais hectares de olival, e em 2007 fundaram a empresa Risca Grande Lda.
Um dos proprietários informou-nos que um dos objectivos desta empresa é ainda satisfazer os clientes. Nesta herdade os compradores podem escolher quais os tipos de azeitonas utilizadas e qual o aroma do azeite que pretendem. Alguns dos azeites produzidos podem conter aromas de limão, tangerina, manjericão, etc.  
Em 2009 o Azeite Risca Grande ganhou o 1º Prémio num concurso.
A visita foi muito esclarecedora e muito interessante. Para o nosso grupo, deu-nos a conhecer um espaço muito importante para ser incluído no nosso produto final, o roteiro do azeite. Esta visita foi igualmente produtiva e interessante para todos, pois conseguimos articular a visita com a disciplina de Biologia, especificamente no que se refere aos conteúdos incluídos no tema “Exploração das Potencialidades da Biosfera”, nomeadamente no subtema “Cultivo de Plantas”.
-------------------------------------------------------------------------------------
Fotos visita estudo olival Fonte Corcho



 
 
 
-------------------------------------------------------------------------------------

Actividade com os alunos de 7ºano

No dia 25 de Março realizámos uma actividade inserida no nosso projecto, com os alunos do 7ºano da nossa escola.
Começámos por mostrar um vídeo onde explicámos o objectivo do nosso projecto, e as actividades realizadas até ao momento. Foram explicados alguns processos que ocorrem num olival e, através da nossa maqueta, puderam observar os três tipos de Olival.
Na segunda parte, conduzimos os alunos do 7ºano até um olival que se encontra perto da nossa escola, para fazermos um Peddy Paper. Este consistia em procurar pistas que se encontravam escondidas nas oliveiras. Cada pista dizia respeito a algo relacionado com o Azeite e com a nossa Região.
Esta actividade foi bastante útil e importante para o nosso projecto, pois conseguimos perceber a ideia que os mais novos fazem do Azeite e do Olival. Verificámos a sua falta de conhecimento acerca destas temáticas, mesmo vivendo num meio em que a produção do azeite e a consequente manutenção dos olivais são actividades comuns.
A actividade correu bastante bem, os alunos aderiram ao que foi proposto, achando o projecto muito criativo, e colocando as suas dúvidas para que os esclarecermos.





CONCLUSÃO GERAL DA ACTIVIDADE:
          Os quatro grupos concluíram o percurso, com uma média de 19 minutos por prova. Dos quatro grupos apenas um deixou uma questão em branco e os outros três concluíram as questões na íntegra.
         O grupo que mais se destacou pela sua rapidez foi o grupo dois, percorrendo o percurso e descobrindo as cartas em apenas 15 minutos, mas não sendo o grupo com as respostas melhor estruturadas.
        O grupo três foi o grupo com as questões melhor compostas e correctas, fazendo o percurso proposto em 17min. Pela razão de serem o grupo com mais respostas correctas e completas e terem apenas dois minutos de diferença do grupo dois, é atribuído o prémio de vencedor a esta equipa.

PARABÉNS GRUPO 2  :)

-------------------------------------------------------------------------------------                              

           Feira do Azeite em Vale de Vargo
             No dia 19 de Março de 2011, fomos até à Feira do Azeite em Vale de Vargo. A participação nesta Feira foi uma sugestão de técnicos da Câmara Municipal de Serpa, que consideraram que esta poderia ser uma mais valia para o nosso trabalho, já que esta Feira tem como grande propósito a divulgação do Azeite, que é também um dos objectivos a alcançar com o nosso projecto. A nossa participação neste tipo de eventos tem como finalidade, a divulgação do trabalho que temos vindo a desenvolver, e a interacção com o público.
                Para a participar nesta feira, contactámos com o Presidente da Junta de Freguesia de Vale de Vargo, que nos cedeu um espaço pertencente à Junta de Freguesia. Neste espaço expusemos a nossa maqueta, onde estão identificados três tipos de olival (o tradicional, o intensivo e o super intensivo), os nossos inquéritos de opinião e o projecto, no sentido de permitir a consulta do mesmo e de esclarecer as suas eventuais dúvidas. Divulgámos ainda os resultados dos inquéritos já realizados.
                Nesta feira pudemos contactar com grandes produtores de Azeite da Região, o que foi uma mais valia para nós e para o nosso trabalho. Segundo as opiniões expressas durante a feira, a população apreciou bastante o nosso projecto e a nossa presença.
Os panfletos com a proposta do Roteiro do Azeite na região foram bastante divulgados, e a proposta colheu o agrado dos participantes da feira. Alguns interessados queriam mesmo saber quando é que o roteiro iria estar terminado para poderem participar nele
Foi uma actividade bastante satisfatória para o grupo, que permitiu uma maior divulgação do nosso projecto, e ainda nos permitiu aumentar os nossos conhecimentos acerca dos azeites e olivais da região.
















-------------------------------------------------------------------------------------

Relatório relativo à participação na X Feira do Queijo do Alentejo

No dia 26 de Fevereiro o grupo participou na X Feira do Queijo do Queijo do Alentejo com o propósito de divulgar o nosso projecto, bem como incentivar produtores, técnicos e experientes no assunto a darem-nos uma pequena ajuda e algumas sugestões.
O propósito da nossa participação na feira do queijo foi melhorar a nossa interacção com o público, mas durante este evento verificámos que foram muitas outras as vantagens para o nosso projecto. Ao ver o interesse que as pessoas mostravam pelo nosso trabalho, a atenção com que assistiam aos nossos vídeos, a curiosidade que suscitámos no publico, revelada pelas perguntas que fizeram e pelos pedidos de informação, ao quererem saber mais, sentimo-nos muito motivados e agradados.
                No espaço que nos foi concebido expusemos uma maqueta com os vários tipos de olival (tradicional, intensivo e super intensivo), para mostrar à população menos conhecedora do assunto que nem todos os olivais são iguais, e projectámos um vídeo ilustrativo do trabalho desenvolvido. Expusemos igualmente o nosso objectivo final que é um Roteiro do Azeite através de panfletos e questionários, nos quais pedíamos opiniões e sugestões para a realização do mesmo.
                A presença nesta grande feira foi uma experiência muito interessante, recebemos bastantes elogios, críticas construtivas e opiniões que nos fizeram pensar acerca do nosso projecto. Agora que a feira terminou, iremos aproveitar esses conselhos, tentando inseri-los no nosso projecto de forma a melhorá-lo.

NOTA: Não há qualquer tipo de registo fotográfico devido a erros técnicos. Pedimos desculpa.

-------------------------------------------------------------------------------------

Nos 25, 26 e 27 de Fevereiro iremos estar presentes na Feira do Queijo em Serpa. Iremos ter muitos surpresas, contamos com a sua presença!!!



-------------------------------------------------------------------------------------

Visita à Herdade da Bemposta 


No dia 18 de Fevereiro de 2011, o Grupo “O Azeite” foi visitar a Escola Profissional Desenvolvimento Rural de Serpa, para ver as instalações da escola, os olivais e o lagar, e para propor uma parceria com a referida escola, incluindo-a no nosso roteiro.
Foi-nos explicado que o olival da escola tem 24 hectares, tendo este estabelecimento de ensino no seu total cerca de 55 hectares.
Visitámos o lagar acompanhados dos alunos do Curso Profissional de Turismo. Foi-nos explicado que o processo de produção do Azeite demora cerca de um mês e a decantação dura cerca de três meses.
Nos olivais da escola existem maioritariamente três tipos de azeitonas: Cordovil, Galega, Cobrançosa, mas também existem, as variedades blanqueta e azeiteira, que são mais utilizadas para a conserva.
A azeitona é apanhada pelos alunos da escola e pelas máquinas, e é subsequentemente limpa para retirar as pedras e folhas antes de ser pesada.


















No lagar dão-se as seguintes etapas:
1-      A azeitona é levada para o depósito senfim;
2-      É passada para o lavadouro (a azeitona é lavada com água corrente);
3-      A azeitona é transportada para outro senfim;
4-      Passa para um moinho onde a azeitona é moída;
5-      Vai para a batedeira onde é batida cerca de 30 minutos, a uma temperatura de 28 graus e é aquecida em banho-maria;
6-      A massa é espalhada pelos capachos. Inox e corda.
7-      Os capachos são empilhados nas mesas;
8-      Passam para as prensas onde a massa é exprimida para retirar o líquido. (água e azeite);
9-      O líquido passa para os decanter por uma bomba;
10-   Os decanter têm 4 compartimentos;
11-   O liquido (azeite e água) é depositado no primeiro decanter onde o azeite fica em cima e a água fica em baixo e a medida que vai havendo mais água o azeite passa para outros decanter, onde contém impurezas que vão ser filtradaas;
12-   O azeite passa para os filtros onde são retiradas as borras e as impurezas. (existem aquecedores para o azeite não coalhar);
13-   Depois de filtrado passa para os depósitos onde descansa cerca de 3 meses.

Algumas fotografrias relativas à visita ao Lagar:












 ------------------------------------------------------------------------------------

Relatório Lagar Talefe




Zona recepção, limpeza e lavagem da azeitona

A azeitona começa por ser descarregada nos tegões de recepção, sendo depois transportada em tapetes para ser lavada, pesada e posteriormente armazenada no tegão de alimentação ao lagar.

Zona de moagem e prensagem

Local onde é moída a azeitona pelo moinho de galgas cónicas. A massa obtida é transportada por um sem-fim para uma batedeira, tendo essa máquina um encapachador, que vai espalhar a massa pelos capachos. Os capachos com a massa são colocados num carro, que por sua vez é levado para as prensas para ser espremido. Nesta fase do processo são retirados a água e o azeite existentes na massa, restando apenas o bagaço sólido.


Sala de decantação, centrifugação e pesagem
Sala que contem quatro tarefas (depósitos). As duas primeiras recebem o azeite e a água, passando o azeite, por decantação, para o terceiro depósito. O azeite, assim separado da água, é então bombeado para a quarta tarefa, passando para a centrifugadora por força da gravidade. A centrifugadora separa algumas impurezas que ainda existam no azeite e segue para a balança electrónica, que o bombeia para os tanques da adega.

Sala de Embalamento
Sala onde existem os depósitos de armazenamento do azeite e respectivas máquinas para embalar.

Águas russas
As águas russas depois de analisadas, para verificação do seu pH, são utilizadas para regar os olivais.

Motor e queima do bagaço
O motor é responsável pelo funcionamento de todas as máquinas da sala de moagem e prensagem.
A caldeira, que possui um queimador próprio para queimar o bagaço vindo das prensas, utiliza este desperdício, em vez de lenha, para aquecer as águas utilizadas na limpeza e manutenção do lagar.



-------------------------------------------------------------------------------------






Segundo a votação dos nossos participantes na Prova de Azeite, os resultados foram os seguintes:


1º Lugar – Talefe


2º Lugar – Ficalho

2º Lugar – Lagar do Enxoé

3º- Lugar – Vale de Vargo

4º Lugar – Passanha




-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vídeos da Prova de azeites






-------------------------------------------------------------------------------------------------------


Algumas fotografias da nossa "I Grande Prova de Azeites"

Alguns momentos da Prova de Azeite





































Agradecemos a participação e a colaboração de todos! Um muito obrigado

-------------------------------------------------------------------------------------------------------


Azeites que participaram na Prova

Risca Grande

Herdade do Esporão

Talefe

Passanha

Lagar do Enxoé

Flor do Alentejo









-------------------------------------------------------------------------------------------------------


Alguns dos participantes na nossa prova de azeite, no dia 22 de Novembro na Escola Secundária de Serpa.






Muito Obrigada a todos os que nos ajudaram neste iniciativa